Dear Bookstan

DESDE 2017 • QUANDO A VIDA ENCONTRA A LITERATURA.

Prazer em conhecê-lo!

Sou a Amanda, tenho 22 anos, quase formada em Letras e sou apaixonada por música e livros. Sempre gostei de ler e sempre foi um sonho falar de livros. Seja bem-vindo ao meu cantinho!

Amanda

What Read Next

O livro do juízo final, Connie Willis


Ano novo começou e as leituras não param. Posso dizer que comecei 2018 da melhor forma possível: concluindo um livro incrível. Ultimamente, eu tenho devorado ficção científica, é um gênero que eu não esperava gostar tanto e que pode se tornar o meu favorito de todos os tempos. Principalmente, os que são escritos por mulheres, que é o caso de 'O livro do Juízo Final'.


Kivrin é estudante de história e vive no ano de 2054, onde as viagens no tempo já são realizáveis. Existem as máquinas de tempo e um canal pode ser produzido para que certa pessoa viaje facilmente para qualquer ano. Mas é claro que isso acontece com todos os cuidados possíveis, evitando colocar a vida do/da viajante em perigo, por isso eles tomam grandes precauções, cada passo é cientificamente e matematicamente calculado para que não haja desvios tão grandes durante a chegada.

É aí que uma das protagonistas da história se encaixa, Kivrin quer viajar para o ano de 1320, a fim de coletar dados sobre o modo de viver, as construções e os habitantes do pequeno vilarejo. Ela está empolgada para realmente conhecer a Idade Média, mesmo que o ranking de risco dessa época fosse 10. Naqueles anos, além das doenças, havia degoladores e estupradores a solta, ou seja, era um perigo real para qualquer mulher, que eram proibidas até mesmo de se defender. Mesmo sabendo de todos esses perigos, Kivrin não desiste, se entrega aos estudos durante dois anos (ela estuda latim, inglês antigo, costumes, vestimentas e uma porrada de outras coisas) e, finalmente, decide ir. Quando ela chega em 1320, Kivrin se torna Isabel de Bauvrier.

"Faz parte do disfarce, já disse. Eu sou Isabel de Bauvrier, supostamente atacada por ladrões durante uma viagem."

Em outra perspectiva, temos o sr. Dunworthy, o professor de Kivrin, que é quem se preocupa mais com sua aluna e os perigos que ela vai enfrentar se fizer a viagem. Ele se preocupa tanto que chega a irritar muitos outros personagens, afinal, ele se torna super protetor. Considera todas as possibilidades ruins das coisas que podem acontecer com ela. E é até compreensivo, mesmo com todos os cuidados possíveis, é a vida de uma pessoa que está na jogada, não é mesmo? 

O livro tem esses dois pontos de vista, um capítulo para Kivrin e outro para o sr. Dunworthy e é interessante porque temos capítulos sobre o passado e sobre o futuro, já que o professor está no ano de 2054 e Kivrin em 1320.

Connie Willis é uma escritora de ficção científica bem premiada no mundo inteiro, mas eu nem sabia da existência dessa mulher antes de ler 'O livro do juízo final'. E posso afirmar, através da minha experiência com o livro, que a escrita dela é maravilhosa. A cada capítulo lido, eu me senti cada vez mais ansiosa pra saber o destino de Kivrin e a autora consegue criar tudo com tantos recursos reais que é impossível não vibrar com todas as emoções. Connie consegue, ao mesmo tempo, retratar um passado de forma verdadeira, sem romantizações e idealizações, e criar um futuro que não é muito impossível do nosso. Eu consegui me ligar tanto aos capítulos do passado quanto os do presente, porque o desenrolar da história para ambos os lados são bem intrigantes. 


Ela com certeza não conseguiria criar uma história como a de Kivrin sem ter pesquisado MUITO, a Idade Média era repleta de doenças perigosas, como a Peste Negra, e eu nunca me senti tão assustada com uma doença como a que eu vi retratada em 'O livro do juízo final'


Fazia um bom tempo que eu não lia um livro de 500 e poucas páginas em 4 dias, um livro que conseguiu me conquistar desde as primeiras páginas de um jeito tão mágico que fez eu me emocionar em muitos capítulos, de chorar mesmo ao acompanhar a perda de certos personagens importantes... Sabe aquele momento em que você termina um livro maravilhoso e se pergunta o que vai fazer da vida? Pois é, eu tava assim, logo corri para favoritar no Skoob. Sim, uma ficção científica se tornou um dos meus livros favoritos e isso só me deixou com mais vontade de procurar mais mulheres que escrevem nesse gênero. 

Enfim, não vou falar mais dos motivos que me conquistaram, porque certamente seria spoiler, eu só queria escrever essa resenha para a minha leitura não passar em branco. Vocês precisam ler esse livro! Sem se prender ao gênero, porque a leitura não possui empecilhos, na verdade você até se esquece de gênero, de quantidade de páginas, porque a história te puxa de um jeito incrível e te leva, quando viu cê já terminou de ler. 

DADOS

Título: O Livro do Juízo Final (Oxford Time Travel #1)
Autora: Connie Willis
Editora: Suma
Número de páginas: 576
Ano de publicação: 2017
CLASSIFICAÇÃO: 
Para comprar: (R$ 38,20 | AMAZON)

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *