Dear Bookstan

DESDE 2017 • QUANDO A VIDA ENCONTRA A LITERATURA.

Prazer em conhecê-lo!

Sou a Amanda, tenho 22 anos, quase formada em Letras e sou apaixonada por música e livros. Sempre gostei de ler e sempre foi um sonho falar de livros. Seja bem-vindo ao meu cantinho!

Amanda

What Read Next

Amor Plus Size, Larissa Siriani


Maitê é uma estudante do ensino médio, em época do vestibular, que não vê a hora do ano terminar e sair logo da escola. Passou anos sofrendo bullying por causa de seu peso, vendo as pessoas olhando-a com desprezo ou ignorando sua existência.

“ – É melhor a gente correr, senão a Maitê vai comprar a cantina inteira e a gente vai ficar chupando o dedo! – Pude ouvir a voz aguda e desagradável de Maria Eduarda logo atrás de mim”

Até mesmo a mãe de Maitê sempre a pressionou, obrigando-a a controlar seu peso, até mesmo servindo sua comida no almoço para se certificar que ela não comeria demais.

“Não se trata de uma decisão prática, uma escolha que a gente toma e da qual pode se orgulhar, porque todos os dias pessoas vão rir de você e dizer como você é imperfeita.”


Foto: Livros Que Li.
As únicas amigas que Maitê tinha no colégio eram Valentina e Josiane, que não eram de sua turma, mas passavam os intervalos sempre grudadas. Além de Isaac, melhor amigo de Maitê, e de longos anos também. Não estudavam juntos, mas moravam no mesmo prédio a anos, sempre conversavam sobree sabiam tudo sobre o outro.

Tudo mudou quando um dia, o seu amor platônico de longa data, Alexandre, faltou aula e como ninguém queria fazer dupla com Maitê para um trabalho, Alexandre acabou sendo escolhido pela professora para fazer o trabalho com Maitê.

No dia seguinte, Alexandre cumprimentou e conversou com Maitê, o que a surpreendeu, pois sempre pensou que ele também a desprezava. Após muito papo, a garota descobre que Alexandre, na verdade, é muito legal e muito parecido com ela, com quase os mesmos gostos, o que rendeu muito assunto.

A mudança ocorre quando Alexandre convida Maitê para a festa de seu aniversário. Ela aceita, insegura, mas acaba comparecendo a festinha, preparando um presente maravilhoso para o seu crush platônico.

Apesar de acontecimentos muito decepcionantes para Maitê durante a festa, na segunda feira seguinte muitas pessoas a cumprimentaram nos corredores, conversando e tratando-a normalmente. Fato que, a princípio, foi muito estranho a garota, pois ela sempre fora ignorada ou não notada por ninguém.

Outra mudança muito grande na vida de Maitê, foi quando Isaac conseguiu fotografa-la em um dia de passeio entre os dois em um parque, e com essas fotos, chamou a atenção de um agente de modelos, que se interessou por Maitê.

O livro traz várias situações clichês de uma adolescente, mas o diferencial da história é a luta de Maitê contra o Bullying, e a abordagem da autora com relação a outras doenças que as pessoas acabam adquirindo em busca da perfeição.

A leitura é gostosa e rápida, vale a pena conferir, indico este livro para todos os tipos de pessoas, a história traz um romance e uma lição de vida muito gostosa.

MINHA OPINIÃO

Este é mais um livro que eu não conhecia e ganhei em um sorteio do Instaram. Quem me enviou o livro foi a Estante Virtual, ele não veio novo, mas veio super conservado, e quando dei uma espiadinha do começo do livro eu já achei que seria aquele estilo de leitura mais leve, que a gente lê quando não está muito a fim de pegar livros pesados.

Assim que terminei o livro O Casamento, que já resenhei aqui, eu peguei ele para ler, e a leitura foi muito gostosa.

Me senti de volta ao ensino médio toda vez que a Maitê falava sobre o uniforme, intervalo, ENEM e principalmente, o bullying. Quem nunca sofreu bullying que atire a primeira pedra! Creio que nenhuma será atirada.

Foto: Livros Que Li.
Me lembro, na minha infância, que no ensino fundamental o bullying era muito pior que no ensino médio, e quando mudei de escola, o bullying virou outro... mas nunca acabou.

Enquanto prossegui com a leitura, pude ver que os sentimentos de Maitê eram muito reais, não sei se a autora passou pelas situações mostradas e quis escrevê-las, mas o fato é que o livro é bastante intenso nesse sentido.

Apesar de clichê, pois a gordinha se torna modelo e etc... Não é um livro enjoativo, com um romance chato, com uma personagem que passa a ter toda atenção por causa dos holofotes, na verdade, é uma história bastante natural, que mostra a realidade de posar para fotos, estudar para o vestibular, e entender seus sentimentos verdadeiros por alguém.

Por fim, devo dizer que as lições de vida que o livro trouxe são bastante importantes. Mais ao final do livro, temos uma abordagem importante sobre anorexia e bulimia, doenças graves e reais!

Me identifiquei com isso também, pois, aos 20 anos, cheguei a pesar 41 quilos. Não estava em busca da perfeição, no meu caso, foi falta de atenção mesmo, trabalho e faculdade, me esqueci de mim! Meu cabelo estava horrível e todas as minhas calças estavam frouxas, cheguei a usar o tamanho 34, e eu me sentia feia. Só percebi que estava mal de verdade um dia de manhã, quando fui tomar café e minha visão ficou preta e quase desmaiei. No fim das contas, tive que me tratar com uma nutricionista e deu tudo certo, hoje meu peso sempre fica entre 51 e 52 (10 quilos a mais) e uso 38.

Foto: Livros Que Li.
Achei certas frases do livro bem legais e marcantes, então decidi separar umas quotes para vocês, quem sabe, se interessarem na leitura.

“E esse “perfeito” de fato existia? Depois do que me pareceram horas de pensamento incessante em meu quarto, comecei a me questionar quanto a isso também”

“Quem foi que tinha enfiado na minha cabeça que o certo era ser magra, que ser gordinha não podia ser bonito?”

“- A minha sobrinha uma vez riu enquanto via uma reportagem sobre meninas anoréxicas e disse que só alguém muito burro morreria de fome por vontade própria (...) Mas na verdade é que essas duas doenças aqui (...) Tem um jeito muito curioso de agir. Elas podem acontecer com qualquer pessoa. Aqui nesta sala, nesta escola, na família de vocês”

“Passei anos achando que era a única que me enxergava cheia de defeitos, endeusando os outros, e acabou que todo mundo ali era tão ou mais complexado do que eu”

“Era possível que o nosso pensamento fosse assim tão perturbado? Será que o espelho mentia para todo mundo que desse ouvidos a ele?”


“(...) quero que pensem o seguinte: como se veem é um reflexo do que são, ou do que gostariam de ser?”

DADOS

  Título: Amor Plus Size
  Autor: Larissa Siriani
  Editora: Verus
  Número de páginas: 280
  Ano de publicação: 2016
  Para Comprar: (R$ 32,90 + Saraiva)
  CLASSIFICAÇÃO:  

SINOPSE: Maitê Passos é uma garota linda, de dezessete anos e mais de cem quilos. Ela passou a infância e a adolescência sendo resumida ao peso. Mas e quando é justamente esse o fator que pode mudar completamente a sua vida? Em meio ao turbilhão do ensino médio, com uma mãe obcecada por dietas, um crush antigo por Alexandre, o cara mais gato da escola, e uma amizade deliciosa com Isaac, fotógrafo amador, Maitê vai descobrir que não precisa ser igual a todas as outras meninas para ser feliz. Neste romance corajoso e cheio de reviravoltas, Larissa Siriani narra a história de uma jovem descobrindo seu lugar no mundo, construindo uma jornada incrível de autoconhecimento, aceitação e empoderamento. (+SKOOB)

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *