Dear Bookstan

DESDE 2017 • QUANDO A VIDA ENCONTRA A LITERATURA.

Prazer em conhecê-lo!

Sou a Amanda, tenho 22 anos, quase formada em Letras e sou apaixonada por música e livros. Sempre gostei de ler e sempre foi um sonho falar de livros. Seja bem-vindo ao meu cantinho!

Amanda

What Read Next

{ Filme } Medianeras: Buenos Aires da Era do Amor Virtual


Aqui vai uma dica de cinema argentino: Medianeras. O filme nos traz o cotidiano de Martin e Mariana, duas pessoas que vivem próximas, mas ao mesmo tempo distantes. Eles vivem na mesma rua e em prédios vizinhos, ambos andam pelos mesmos lugares, praticam o mesmo esporte, mas nunca se conheceram. 

Martin é um cara que faz sites, um web designer que prefere viver virtualmente e que não gosta de arquitetos, pois acha que eles são os culpados por muitos problemas da sociedade atual. Mariana é, por outro lado, formada em arquitetura, porém nunca trabalhou muito com isso e leva a vida como vitrinista. Além disso, os dois personagens são fóbicos, tiveram problemas com relacionamentos e passam parte do tempo na frente do computador. Eles são dois personagens de fácil identificação, então por muitas vezes me peguei gostando muito dos diálogos, das cenas e das particularidades do filme.

Foto: pinterest.
O jeito como cada cena cotidiana é retratada no filme e a simplicidade com que o lado fictício é abordado, fez com que eu me encantasse por Medianeras. Também gostei das peculiaridades dos personagens, o quarto do Martin, por exemplo, tem referência a Star Wars, quando no quarto da Mariana tem referência ao filme O Estranho Mundo de Jack. Eu ri bastante na parte que o Martin fala sobre quebra de expectativas em encontros quando os compara com as vezes que ele vai comprar um Big Mac.
"Esses encontros são como combos do Mc Donald's. Eles parecem maiores e mais deliciosos nas fotografias. Toda vez que vou a um encontro sofro da mesma decepção com um Big Mac."
O livro favorito de Mariana é um infanto-juvenil, Onde está Wally?, que a fez ficar viciada em encontrar o Wally na cidade e também ter fobia a elevadores e multidões. Frustrada por causa do seu relacionamento que durou quatro anos, ela tenta fugir das lembranças, deixando com que o trabalho consuma parte da sua vida. 

Na foto: Mariana. Crêditos: Google Imagens.
Apesar de tudo isso, ao se falarem pelo computador, eventualmente, eles se sentem parecidos. Eles moram tão perto um do outro, mas o cotidiano, ao invés de uni-los, os separa. E a internet teve o poder de fazer com que eles se falassem e descobrissem que, apesar de passarem por diversos problemas pessoais e de relações amorosas problemáticas, existem pessoas que são iguais a você, que estão sozinhos, mas procurando alguém.
"Na realidade o planetário me coloca no meu lugar, lembrando-me que o mundo não gira em torno de mim. Eu sou uma parte muito pequena de um planeta que faz parte de um sistema, que faz parte de uma galáxia que, como milhares de galáxias faz parte do universo. Isso me lembra que sou parte de um todo... infinito e eterno."
Na foto: Martin. Créditos: pinterest.
O filme trata, basicamente, da relação entre solidão e tecnologia. Ou seja, um tema muito atual, apesar de ser um filme de 2011, muita coisa não mudou. Cada vez mais estamos conectados com o mundo, mas (muitas vezes) o mundo não está conectado conosco. Eu recomendo muito o filme para pessoas interessadas em temas atuais e que querem ter uma visão ampla do cinema argentino.

ASSISTA O TRAILER:


DADOS:

Título: Medianeras (Original)
Ano produção: 2011
Dirigido por: Gustavo Taretto
Duração: 95 minutos
Perfil: Filmow / IMDb



Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *