Dear Bookstan

DESDE 2017 • QUANDO A VIDA ENCONTRA A LITERATURA.

Prazer em conhecê-lo!

Sou a Amanda, tenho 22 anos, quase formada em Letras e sou apaixonada por música e livros. Sempre gostei de ler e sempre foi um sonho falar de livros. Seja bem-vindo ao meu cantinho!

Amanda

What Read Next

Melhores trechos: Meu coração & outros Buracos Negros


Resolvi selecionar algumas citações do livro Meu coração e outros buracos negros da autora Jasmine Warga. É um livro que aborda um tema que está sendo bastante debatido ultimamente, o suicídio, e a cada discussão só sinto que as pessoas deveriam fazer mais que isso, só debater nem sempre é o suficiente. Digamos que todas essas discussões são apenas um passo diante da longa estrada que é o real problema. O livro fala sobre amor, sobre suportar, sobre ter esperanças quando tudo parece que vai acabar, sobre se desesperar ao perceber que a vida é frágil e que deixar nós mesmos e a quem amamos para trás não é fácil, que suicidar não é uma ação de covardes, mas uma decisão extrema, uma decisão triste. E nós devemos estar longe, muito longe de romantizar a tristeza, a depressão e, principalmente, o suicídio. Porque não há nada de belo em ser demolido por uma força invisível, não há nada belo em se sentir triste e em querer morrer. Falo isso porque, como muitos jovens na minha faixa de idade, sofro de ansiedade e já tive um episódio depressivo na minha pré-adolescência e às vezes é simplesmente difícil demais aguentar algo que você não vê, mas que tem a força de te derrubar e te impedir de fazer as menores coisas. E é difícil demais provar a si mesmo que você é maior e melhor que essa força quando tudo na sua cabeça diz o contrário. 

Meu coração e outros buracos negros, na linha de Por Lugares Incríveis da Jennifer Niven, por exemplo, traz essas temáticas que me fazem perceber que eu sou maior e ao mesmo tempo sou pequena, porque sei que existem milhares de pessoas que passam pelas mesmas coisas, muitas delas passaram e não conseguiram resistir, outras lutam até hoje. É uma luta difícil, que às vezes não cessa. Então, foi uma leitura significativa para mim e acredito que pode ser para outras pessoas também, apesar do trigger warning que deixo aqui (avisando que são leituras fortes sim, então você tem que estar preparado ou até mesmo evitar, se estiver passando por um momento difícil).

Sem mais conversação, vamos ao ponto. O livro é lindo e deixa a esperança plantada no coração do leitor, é importante ter esperança. Aqui estão algumas das minhas citações favoritas:

"Tudo sempre pareceu tão definitivo, inevitável, predestinado. Mas começo a acreditar que minha vida pode ter mais surpresas do que jamais percebi. Talvez seja tudo relativo, não apenas a luz e o tempo, como Eistein teorizou, mas tudo. Como a vida pode ser terrível e incorrigível até o universo mudar um pouco e o ponto de observação ser alterado e, de repente, tudo parece mais suportável."

"Uma vez, li no livro de física que o universo pede para ser observado, que a energia viaja e se transfere quando as pessoas prestam atenção. Talvez seja a isso que o amor se resume: ter alguém que se importa a ponto de prestar atenção para que se tenha coragem de viajar e se transferir, fazer sua energia potencial cintilar até virar energia cinética. Talvez o que todo mundo precise é de alguém para percebê-lo, observá-lo."

"E, desta vez, sinto minha mão. Sinto tudo. E quero continuar sentindo. Mesmo as coisas dolorosas, horrendas, terríveis. Porque sentir as coisas é o que nos faz saber que estamos vivos.
E eu quero estar viva."

Fiquei com um pouco de medo antes de escrever esse post, falar sobre isso é sempre difícil para mim. Mas espero que mais pessoas falem, se manifestem. Não fiquem calados, ninguém tem que aguentar tudo isso sozinho. Lembre das pessoas mais importantes, cuide delas, cuide de você, be kind.

Serviço de apoio à vida no Brasil
CVV (CENTRO DE VALORIZAÇÃO À VIDA)
Telefone: 141 para todo o território brasileiro ou por chat ou e-mail no site

Au revoir.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *