Dear Bookstan

DESDE 2017 • QUANDO A VIDA ENCONTRA A LITERATURA.

Prazer em conhecê-lo!

Sou a Amanda, tenho 22 anos, quase formada em Letras e sou apaixonada por música e livros. Sempre gostei de ler e sempre foi um sonho falar de livros. Seja bem-vindo ao meu cantinho!

Amanda

What Read Next

A filha das flores, Vanessa da Mata




O livro conta a história de Adalgiza, ou melhor, Giza. Uma menina que não sabe muito sobre sua origem, tampouco sobre seus pais. Suas tias, Florinda e Margarida, com quem morava, ainda que não tivesse tanta afinidade, se extinguem do gesto de esclarecer as dúvidas da menina. A narração dá-se em primeira pessoa, a perspectiva de Giza desde sua infância, até sua vida adulta.

Na casa onde viviam, claramente em uma cidade interiorana brasileira, cultivavam um jardim que fornecia flores para toda a cidade. Desde flores para os enamorados e amantes até os funerais. Giza desde pequena era a encarregada de fazer a entrega das flores, sempre com o seu fusca, ela testemunhava e colecionava pequenos segredos daquela cidade. Com o passar do tempo ela cresce, e se apaixona por Tito aos dezoito anos. Assim, começa a se descobrir como mulher, amadurece, desabrocha e até a causa certa inveja em suas tias, já que a diferença de idade entre elas era mínima.



Entregando flores, num certo dia, Giza ultrapassa os limites de sua cidade chegando a uma outra que ninguém em sua cidade natal ousava comentar, era como se fosse proibida, chamada de Vila Morena. Esta detentora de vários mistérios que aguçam ainda mais a curiosidade da protagonista. Conhece assim, seus mais novos amigos Major Salada e Juliana que a apelidam de Flor de Laranjeira, além de outros habitantes que ampliavam o conhecimento de mundo da menina mulher, ex-presidiários, prostitutas, ainda uma Rainha que por vezes aparecia por lá e festejos eram promovidos para celebrá-la.

“Para a minha surpresa, percebi que os bêbados gostaram de mim e queriam me adotar, que a alcunha de flor era um batismo de aceitação do grupo. [...]-Flor, sente aqui.” (pág.71)

Os mistérios tão tenebrosos e chamativos de Vila Morena fazem com que Giza saia de casa e se entregue a aventura de desvendá-los.



MINHA OPINIÃO


Se se tem algum conhecimento a respeito da voz de Vanessa da Mata, é realmente possível ouvi-la enquanto lê-se o livro. Um dos aspectos que me agradaram durante minha leitura. Vanessa colocou em livro suas experiências de vivência no interior do Brasil, assim como coloca em suas músicas, o que dá a ela propriedade para falar tão bem de lugares interioranos. Confesso que como uma fã de carteirinha da Vanessa, fui com muita sede ao pote. É uma estória boa para um romance de estreia, e muito facilmente de se confundir com uma autobiografia.

A narração começa, de certa forma, lenta, pois há uma exacerbada descrição sobre a ambientação da estória, cheia de figuras de linguagem que necessitam de certa atenção e reflexão. Chegando até ser entediante, mas que são essenciais para a criação da imagem no consciente de cada leitor. Depois de 80 páginas, mais ou menos, há vários fatores que nos envolvem, tanto como Giza se envolvendo amorosamente, segredos, triângulos amorosos e mistérios.

Outro fator que me agradou, foram os nomes dados aos capítulos, sempre de forma poética, característicos da autora. O livro é cheio de quotes MA-RA-VI-LHO-SOS, que tornam a leitura ainda mais agradável.

“Na verdade, eu andava de um lado para o outro buscando o pássaro mais perfeito, apenas para conter minha ansiedade.” (pág. 18)

“Preciso que você me entenda, me mande qualquer instante de esperança.” (pág. 210)


Vanessa apostou em algo bem romanesco envolvendo fantasia e realidade, o que soube desenvolver muito bem, pois a cada página que passa, pensamos que o enredo vai tomar certo rumo, mas ele, de fato, toma outro e quando os pensamentos se concluem, o fechamento fica ainda mais genial. A filha das flores é um livro que, com certeza, merece uma chance e um lugar na estante.




Título: A filha das flores
Autora: Vanessa da Mata
Editora: Cia. das Letras
Número de páginas: 280
Lançamento: 2013
Comprar: (Amazon - 26,93)

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *