Dear Bookstan

DESDE 2017 • QUANDO A VIDA ENCONTRA A LITERATURA.

Prazer em conhecê-lo!

Sou a Amanda, tenho 22 anos, quase formada em Letras e sou apaixonada por música e livros. Sempre gostei de ler e sempre foi um sonho falar de livros. Seja bem-vindo ao meu cantinho!

Amanda

What Read Next

A Cabana, William P. Young






Título: A Cabana 
Editora: Sextante
Número de páginas: 240
Ano de publicação: 2008
Para comprar: (R$ 24,40 - Amazon)

A Cabana conta a história de Mackenzie Allen, um pai que foi acampar com seus filhos e, em um momento de distração, sua filhinha Missy acaba se perdendo. O livro nos leva a um momento de muita aflição enquanto equipes de busca, voluntários e Mack tentam encontrar a pequena Missy que, com muita tristeza, não é encontrada, entretanto o vestidinho vermelho que usava naquele dia de sol no acampamento é encontrado ensanguentado dentro de uma cabana de madeira no meio da floresta.

Mack era um homem que sempre viu Deus como uma pessoa punitiva, pois em sua infância, seu pai costumava espanca-lo quando desobedecia, fazendo-o recitar versículos bíblicos.

Quando sua pequena Missy se foi, Mack acabou perdendo sua fé em Deus, deixando de lado seu relacionamento, embora fraco, com o Espírito Santo. Mas certo dia, ele recebe uma pequena carta pelos correios, datilografada.

“Mackenzie. Já faz um tempo. Senti sua falta.Estarei na cabana no fim de semana que vem, se você quiser me encontrar. Papai.

A carta fez com que Mack ficasse bastante perturbado, muito embora uma parcela de seus pensamentos voltasse para o medo, outra parte ainda pensava que Deus “Papai” poderia ser o autor do bilhete. Então, Mack decide finalmente ir até a cabana, onde o vestido da sua menina havia sido encontrado.

Creio que a história começa aí, na cabana, aquela que deixou tantos traumas, sentimento de perda, dor e revolta ao personagem principal.

Quando está na cabana, Mack acaba se encontrando com Deus, Jesus e o Espirito Santo, que são todos Deus, entretanto, personificados! Deus aparece como uma mulher negra, Jesus, como um homem de aparência simples e muito parecida com a aparência de pessoas nascidas na região que Jesus Cristo nasceu e por fim o Espirito Santo apareceu como uma mulher asiática que denominaram como Sarayu. E ali reflete sobre suas dores, que não são apenas por causa da perda de sua filha, mas são dores profundas de infância, dores na alma que Mack nem se recordava que estavam ali.

Embora pareça um livro voltado ao Cristianismo, A Cabana nos leva a refletirmos sobre nós mesmos e sobre nossas atitudes, sobre como temos levado nossa vida e se estamos nos comportando de maneira correta com o próximo, pois afinal, vivemos em uma sociedade, cheia de pessoas, será que temos nos respeitado? Ou deixado a maldade em nossos corações prevalecer?

Segundo o autor, a história narrada no livro trata-se de uma história real, depende de você acreditar ou não.

“Mack continua levando sua vida normal e produtiva e teima em garantir que cada palavra da história é verdadeira.”


Minha opinião:

Confesso que ganhei o livro em 2012 e só li ele este ano (2017), pois comecei o livro e achei tão parado e chato que acabei abandonando ele na minha estante, me lembro que vendi vários livros em uma época, mas A Cabana deixei lá pois eu havia ganhado e nunca me desfaço das coisas que eu ganho!

Este ano, o filme saiu no cinema e fui com meus amigos da igreja assistir, nossa! O filme me chocou tanto que no mesmo dia peguei o livro e recomecei a leitura, li tudo em 3 dias!

A Cabana nos mostra o que é o verdadeiro amor, e não é um livro para cristãos! As lições apresentadas no enredo da história calham até para ateus! O livro me fez amadurecer muito, e acredito que todos deveriam lê-lo!

Pontos negativos:

O único ponto negativo que vi no livro é que o começo é bem maçante, a história parece ser chata e muito cheia de detalhes superficiais, mas após um tempo a leitura muda completamente e nos prende bastante!

Pontos positivos:

Achei o livro bastante sincero e cheio de quebras de paradigmas! Tanto que Deus apareceu como uma mulher negra e grande!

Outra coisa que gostei muito tanto no livro quando no filme foi a aparência de Jesus! As pessoas têm o costume de ver Jesus como um cara bonitão de olhos claros (se você colocar Jesus no Google, vai ver o que estou falando), mas o livro mostra que Jesus não era assim, e é verdade! A região que Jesus nasceu não é uma região onde nascem pessoas com essa aparência do Google, e a própria bíblia diz que Jesus não era bonito (Isaías 53:2).


Diferenças sobre a adaptação cinematográfica: 


Acho que seria legal falar sobre as diferenças, pois eu mesma sempre fico imaginando se o filme foi fiel ao livro, quando vou ao cinema ver alguma adaptação de um livro que não li!

As diferenças são mínimas! Acho que não podemos exigir demais de uma adaptação para os cinemas, até porque, nunca vai ficar idêntico, não é mesmo?

No caso de A Cabana, identifiquei poucas diferenças, mas as que mais me chamou atenção foram duas (que não achei TÃO importante para o filme):

  1.  O personagem principal tem apenas 3 filhos no filme, e no livro ele tem 5! 
  2. Não me recordo de terem chamado Jesus de Jesus no filme, ou Deus de Deus, mas no livro Mack sempre os chama dessa maneira.

São poucas as diferenças que notei, viram só? Se você viu o filme, leia o livro que vale muito a pena, é um grande aprendizado!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *