Dear Bookstan

DESDE 2017 • QUANDO A VIDA ENCONTRA A LITERATURA.

Prazer em conhecê-lo!

Sou a Amanda, tenho 22 anos, quase formada em Letras e sou apaixonada por música e livros. Sempre gostei de ler e sempre foi um sonho falar de livros. Seja bem-vindo ao meu cantinho!

Amanda

What Read Next

Ponciá Vicêncio, Conceição Evaristo

Título: Ponciá Vicêncio
Autora: Conceição Evaristo
Editora: Pallas
Número de páginas: 120
Ano de publicação: 2017
CLASSIFICAÇÃO: 

Para comprar: (R$ 24,75 + Submarino)
SINOPSE: A história de Ponciá Vicêncio descreve os caminhos, as andanças, as marcas, os sonhos e os desencantos da protagonista. A autora traça a trajetória da personagem da infância à idade adulta, analisando seus afetos e desafetos e seu envolvimento com a família e os amigos. Discute a questão da identidade de Ponciá, centrada na herança identitária do avô e estabelece um diálogo entre o passado e o presente, entre a lembrança e a vivência, entre o real e o imaginado.
O título do romance dá o nome à personagem principal dessa história. Ponciá Vicêncio é um romance escrito por Conceição Evaristo e contado de um ponto de vista feminino, muitas vezes digressivo. 

Ponciá é pobre e vai para a cidade com o objetivo de conseguir melhores condições de vida, deixa para trás a mãe e o irmão, mas promete voltar para buscá-los assim que melhorar financeiramente. Ponciá, desde sua infância, não se reconhece por seu nome, acha ele vazio. O que faz sentido, já que Vicêncio era o nome do dono de seu avô, que era escravo. Ela não quer possuir esse nome porque é, simplesmente, um nome de alguém que não faz parte dela, que não a conhece e não a representa. A personagem, assim que chega à cidade, procura emprego e acha. Ela se casa, logo depois, com um homem que faz a sua vida completamente infeliz. 

Por esse e outros motivos, seus dias são cheios de miséria e falta de amor, na verdade, durante a narrativa, os únicos sentimentos que dão a entender são o vazio, a saudade, a dor e perca de si mesmo. 

O que faz desse romance uma produção tão singela é a questão de representar a vida de muitas pessoas até hoje. Existem muitas Ponciás vagando por mundo a fora. Conceição Evaristo escreve de uma forma simples, mas ao mesmo tempo muito preciosa. Cada personagem dessa narrativa é um universo em particular. 

Compreendemos a perda de personalidade de Ponciá, entendemos a falta que sua mãe sente ao ver a filha ir para tão longe, percebemos a falta de amor do marido, que nunca entende o que se passa na cabeça da esposa estática, que sempre parece aérea. É uma prosa poética sem fim, que arrasta o leitor para os profundos pensamentos acerca do que fomos, somos e viremos a ser. Vê-se dentro a obra a grande questão da memória quando a personagem se refere ao avô, uma figura exemplar e um grande enigma no romance. 

Ponciá Vicêncio é um livro que nos faz refletir sobre o presente, passado e futuro, a considerar quais são os nossos sonhos e ilusões.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *