Dear Bookstan

DESDE 2017 • QUANDO A VIDA ENCONTRA A LITERATURA.

Prazer em conhecê-lo!

Sou a Amanda, tenho 22 anos, quase formada em Letras e sou apaixonada por música e livros. Sempre gostei de ler e sempre foi um sonho falar de livros. Seja bem-vindo ao meu cantinho!

Amanda

What Read Next

O Ladrão de Sonhos: A fábula de Lincon Walter, Sidnei Coelho



Título: O Ladrão de Sonhos: A fábula de Lincon Walter
Autor: Sidnei Coelho
Ano: 2016
Páginas: 190
Editora: Chiado

Quando nós escutamos a palavra fábula logo nos vem à mente: lição de moral. Fábulas geralmente são destinadas ao público infantil com o propósito de entreter e ensinar algo aos jovens. O Ladrão de Sonhos tem sim uma lição de moral, mas não é nada infantil. Envolto de uma realidade brilhante, o livro flui do começo ao fim sem grandes entraves. 

Dividido em capítulos rápidos, pequenos e com uma escrita fluida e bem trabalhada a leitura avança depressa. Narrado em terceira pessoa, com poucos diálogos e a descrição dos arredores reduzidas ao mínimo fazem do livro uma obra que faz você pensar e não te deixa cansado. 

Lincon Walter é o segundo filho de uma família abastada que morra em uma cidade prioritariamente turística, desde sempre ele sempre se mostrou como prodígio, um rapaz de postura, esforçado. Ele era bom nos esportes, nos estudos, com a família e com os amigos. Lincon era o retrato da pessoa perfeita. Mas existe uma máxima que fala: ninguém é perfeito. O Ladrão de Sonhos é uma história sobre a não-perfeição das pessoas. 

Lincon tem uma irmã, a Sara, que avisa para ele que ele estava prestes a ir para uma caminho sem volta. Ir para a escuridão. E ele foi, literal e metaforicamente. Dominado por esse sentimento de superioridade, Lincon começa a tratar todos ao seu redor de maneira vil. Sua queda se dá quando ele tenta tirar vantagem dos amigos por um projeto conjunto e acaba se dando mal. Lincon, que era sempre o garoto exemplo, um bastião de perfeição, cai num espiral de desistências e tristeza que serve de guia para o plot central da trama. 

Há uma boa quantidade de fantasia na obra e isso acrescenta um charme a mais no romance. Lincon sofre uma transformação incrível e profunda depois de cair do seu pódio de perfeito. Afastado de todos, ele descobre um dom: ele pode roubar os sonhos das outras pessoas. Lincon se torna uma espécie de amalgama de pessoas infelizes e desesperançosas e o ato de roubar sonhos simboliza os atos de tais pessoas. Quem nunca se sentiu sufocado ao estar perto de alguém que sempre colocava barreiras entre você e seu sonho? Existem várias pessoas assim. 
“Ele fez tudo isso com a mente, conseguindo aprisionar o sonho, sufocando-o dentro da escuridão do vidro, que até então não existia. (…) Seus poderes estavam se manifestando de uma forma que jamais poderia imaginar e então ele se sentiu completamente realizado” pág.66
Como uma fábula, Lincon passa por toda uma transformação moral que o edifica para ser alguém melhor do que ele já foi um dia. Temos a tendência de virar as costas para quem precisa no momento mais crítico, seja por vontade própria ou não. Desejamos a melhora do próximo, mas não nos esforçamos para concretizá-la. 

Lincon passou por isso. Desanimado com o rumo que estava tomando, desistiu dos seus sonhos, tornou-se uma pessoa ruim e amarga, afastou aqueles que o amavam. Às vezes, essa pessoa que está nesse estado só precisa ver um vislumbre do que poderia ser o seu futuro. Lincon encontra isso na Sara, na Larissa e na Menina.
“Nós nunca saberemos o alcance que temos na vida das pessoas, mas, descobrindo ou não, seremos sempre importantes, se por eles fizermos aquilo que podemos.” págs. 129 e 130

 SOBRE O AUTOR: 

Sidnei Coelho nasceu em Petrópolis, uma cidade histórica do Brasil. Ainda quando criança escreveu centenas de poesias e pensamentos. Sempre foi apaixonado por histórias e quando se tornou pai, encontrou a inspiração para escrever o seu primeiro livro. É amante da natureza e fotografia e mora em Petrópolis, com a esposa e filho.

ONDE ENCONTRÁ-LO: Facebook | Site | Blog




Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *