Dear Bookstan

DESDE 2017 • QUANDO A VIDA ENCONTRA A LITERATURA.

Prazer em conhecê-lo!

Sou a Amanda, tenho 22 anos, quase formada em Letras e sou apaixonada por música e livros. Sempre gostei de ler e sempre foi um sonho falar de livros. Seja bem-vindo ao meu cantinho!

Amanda

What Read Next

Conexão Hirsch, Carlos Romero Carneiro


Título: Conexão Hirsch
Autor: Carlos Romero Carneiro
Editora: Penalux
Lançamento: 2017
Número de páginas: 152

Sinopse: Você já teve uma sensação estranha ao caminhar por uma antiga rua ou adentrar um casarão em ruínas? Foi acometido pelo mal-estar ao tocar uma fotografia velha ou ter um objeto nas mãos? Gabriel experimentava as mesmas sensações e tornou-se obcecado em absorver os fluidos confinados em Capituva. Tudo não passava de intuição, até conhecer um homem que mudaria para sempre a sua vida. Através dos ensinamentos de Amarante, o jornalista desvendaria as técnicas de absorção do passado e teria acesso a centenas de histórias escondidas ao seu redor. O encontro improvável com um judeu russo, entretanto, colocaria a sua vida em risco. Que relação haveria entre o protagonista e uma criança morta há mais de meio século? Mistérios, devaneios e uma certeza: é impossível abandonar o livro antes da última linha.


Você alguma vez já pensou em revisitar o passado, descobrir a vida dos antigos moradores da sua cidade, saber dos mais secretos mistérios que a envolvem? Gabriel, protagonista de Conexão Hirsch, com certeza, já.  Ele é jornalista e escreve sobre fatos antigos de sua cidade Capituva para um jornal. Mas ele possui alguns hábitos peculiares, como sempre visitar o cemitério, passando horas imaginando histórias para cada túmulo.


– Este é o ponto mais denso – disse o velho. – Muitas pessoas enterradas aqui não foram exumadas e várias famílias abandonaram a cidade por um motivo ou outro. As que estão lá no alto acabaram misturadas a ossadas recentes ou foram incineradas. É aqui que estão as informações que você procura.
– Sente algo ao visitar este lugar? – quis saber o rapaz.
– Claro! E posso ajudá-lo a experimentar algo que nunca seria. (Página 14)

Certa vez, visitando o cemitério, ele acaba encontrando um senhor chamado Amarante. Que se dispõe a repassar alguns conhecimentos e poderes a Gabriel. Visto que o protagonista era fascinado pela sensação de chegar em um lugar antigo e sentir a energia dali. Esses poderes repassados a Gabriel permitiam que ele tocasse em um objeto antigo, no túmulo e pudesse ver vividamente algo sobre a pessoa que já morreu. A princípio, Gabriel se torna um pouco viciado nessas viagens no tempo e quer cada vez mais vivenciar essas experiências.

À medida que a narrativa vai avançando, os poderes de Gabriel começam a eclodir e o que era um pouco difícil de acontecer, passara a acontecer frequentemente. Eram várias as vezes que o jornalista passava por um lugar e começava revisitar o passado de alguém naquele mesmo lugar, conseguia ver tudo. Os “espíritos” que não o viam.

Mas isso muda quando ele visita o túmulo de Hirsch, uma criança, imigrante da Rússia. Assim Gabriel começa a ver Hirsch e tem a sensação que o mesmo também o olha. E a partir disso o mistério começa e descobre-se assim que Hirsch está estreitamente ligado com Gabriel, sua família, Amarante e toda a cidade de Capituva.

MINHA OPINIÃO

Conexão Hirsch me surpreendeu de uma forma inexplicável. Sinceramente, não pensei que me deixaria tão impressionada. Claro que a escrita ótima do Carlos Romero ajudou bastante. E os fatos sobrenaturais contidos nesse livro são capazes de serem sentidos à flor da pele. E em minha opinião é muito difícil de sentir isso e o autor com certeza fez acontecer. As fotos que contém no final de cada capítulo são também uma prova de que esse livro foi devidamente trabalhado e visto como uma obra de alto nível. 

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *