Dear Bookstan

DESDE 2017 • QUANDO A VIDA ENCONTRA A LITERATURA.

Prazer em conhecê-lo!

Sou a Amanda, tenho 22 anos, quase formada em Letras e sou apaixonada por música e livros. Sempre gostei de ler e sempre foi um sonho falar de livros. Seja bem-vindo ao meu cantinho!

Amanda

What Read Next

Amada Imortal

Foto: Livros que Li.
Imagine viver por quase 500 anos sem ter feito nada produtivo, fugindo e negando o seu passado porque não aguenta revivê-lo, com medo de se apegar a alguém pois tem medo de se machucar. É impossível de imaginar porque ninguém vive tanto, mas a imortal Nastasya vivencia isso diariamente. 

No primeiro livro da trilogia, o Amada Imortal, a autora nos apresenta a protagonista e todo o seu dilema existencial. Nastasya tem mais de 450 anos e, quando criança, viu toda a sua família ser morta por homens sedentos de poder e sem escrúpulos nenhum. Ela ainda não sabia que era imortal quando isso aconteceu e escapa da matança com sequelas físicas e mentais. Depois disso, ela entra numa espiral de coisas para tentar se esquecer desse acontecimento. Mas, é claro, ela não consegue.

A forma como a imortalidade é tratada nos livros não é leviana, não é tosca. Os imortais carregam, nos ombros, o peso dos anos vividos e dos que ainda viverão pois a autora constrói uma trama fantástica onde fica explícito que viver para sempre não é sinônimo de procrastinação, de farra-bebida-sexo. Não é uma coisa bonita. Nastasya exemplifica bem essa ideia, pois ela tem medo do passado e carrega seus anos vividos como um fardo, curva-se sob o peso da dor, da saudade, da impotência, da raiva e age de modo boêmio e descuidado para anestesiar o que sente.

“Mas naquela noite, a escuridão que me seguia havia mais de quatrocentos anos despencava sobre mim com um peso sufocante, e agora eu odiava a coisa horrível em que tinha me transformado.” (pág. 31)

Tratando-se de uma trilogia do seguimento young-adults, a premissa tem uma carga bem pesada e deixa alguns questionamentos, tipo: o que eu faria se vivesse para sempre? Eu aguentaria ver todos a minha volta morrerem enquanto eu viveria mais incontáveis anos? Voltarei a amar coisas tão efêmeras como um por do sol? Entre outras. A imortalidade não é um tema novo, é batido e, certamente, existem dezenas de livros com esse tema, mas é perfeitamente trabalhado pela autora para o público destinado. 

“Nada realmente acaba… se você nunca morre.”

Depois de ver um dos melhores amigos dela cometer um ato sádico, Nastasya tem uma espécie de epifania que faz ela repensar em tudo o que já passou, após esse clique tardio ela viaja para os E.U.A para encontrar ajuda com uma outra imortal chamada River. Num lugar bastante isolado de nome River’s Edge, um tipo de clínica de reabilitação para imortais, Nastasya vai aprender como usar seu tempo de maneira mais consciente, se conectar com sua magia interior e, é claro, encarar o passado.

Há também o par romântico da Nas, o Reyn. Ele chama a atenção da Nas no momento que ela olha para ele (o que é bem clichê) e ele se mostra ser uma pessoa bem antipática, criando assim um sentimento agridoce na Nastasya. O foco da narrativa não é o envolvimento amoroso dos dois, mas há sim uma grande tensão sexual que os envolve. O estilo de escrita da Cate por vezes me lembrou muito como a Meg Cabot escreve (de quem eu sou grande fã) e tornou a leitura bem prazerosa pra mim. 

O foco do primeiro livro é basicamente na reestruturação da Nastasya em todos os aspectos e a narração consegue transmitir isso. Se imortais existissem, Nastasya seria a imagem perfeita que retrata um ser muito antigo preso numa casca nova. Nas, muita das vezes, tem atitudes bastantes infantis mas suas dores são antigas e profundas. Nesse primeiro livro as ameaças constantes são a própria Nastasya, o Incy (o amigo que cometeu o ato que acordou ela) e a Nell, uma menina fissurada no Reyn e ver a Nas como uma rival. Eventos pequenos que não tiram a importância do desenvolvimento da personagem Nastasya.

DADOS SOBRE O LIVRO:




Título: Amada Imortal (trilogia Amada Imortal, livro 1) 
Autora: Cate Tiernan
Editora: Galera Record
Número de páginas: 280
Ano de publicação: 2012
Para comprar: (R$ 28,90 | Amazon)
CLASSIFICAÇÃO: 

SINOPSE: Primeiro livro da bem-sucedida trilogia. mistura fantasia sobre imortais a uma história moderna de uma jovem em busca de si mesma e de redenção. Questões de identidade e moralidade aparecem na trama protagonizada pela imortal Nastasya.
Nascida em 1551, acostumada a beber e sair para baladas cada vez mais loucas, ela perdeu o rumo. Suas conexões com outros imortais, interessados apenas em suas habilidades mágicas, a fazem partir em busca de um propósito. E o encontra em uma espécie de clínica de reabilitação para os de sua espécie, onde conhece um pouco mais sobre o próprio passado e cria importantes laços para o futuro.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *