Dear Bookstan

DESDE 2017 • QUANDO A VIDA ENCONTRA A LITERATURA.

Prazer em conhecê-lo!

Sou a Amanda, tenho 22 anos, quase formada em Letras e sou apaixonada por música e livros. Sempre gostei de ler e sempre foi um sonho falar de livros. Seja bem-vindo ao meu cantinho!

Amanda

What Read Next

Para Educar Crianças Feministas


Para educar crianças feministas é um livreto escrito por Chimamanda Ngozi Adichie, autora de Americanah e palestrante de Sejamos Todos Feministas, que logo depois foi transformado em livro também.

A Chimamanda escreveu o manifesto em questão quando uma amiga de infância, chamada Ijeawele, a perguntou sobre o que fazer ao criar sua filha, Chizalum, como uma feminista. A própria escritora achou que seria uma responsabilidade e tanto escrever sobre o tema, mas decidiu fazer isso através de uma carta que contém alguns conselhos/sugestões com base em suas reflexões e constatações.

“A primeira é a nossa premissa, a convicção firme e inabalável da qual partimos. Que premissa é essa? Nossa premissa feminista é: eu tenho valor. Eu tenho igualmente valor. E ponto final.”

É um livro rápido, mas muito bem pensado e traz questionamentos essenciais tanto para quem é mãe como para quem não é. A Chimamanda diz logo no início que é “moralmente urgente” (e eu gostei de como ela usou essas duas palavras juntas) termos essas conversas com os filhos, pais e a sociedade em geral, porque só assim poderemos “preparar um mundo mais justo para mulheres e homens”. O que é verdade! Afinal, quantas vezes nos deparamos com situações e comportamentos que nos fazem pensar em como a boa e velha educação de berço poderia mudar ou pelo menos ajudar a mudar o que temos de mudar. Aplicando-se tanto ao machismo quanto a preconceitos, desigualdades e exclusões.

É através desse manifesto que a escritora e pensadora Chimamanda traz novos conceitos e derruba algumas ideias absurdas da desigualdade de gêneros. A autora estende seus trabalhos não só a um tipo de pessoa, mas vários e é por isso que eu indico este pequeno livro para todos. Leitura leve, clara e significativa.

Posso dizer que, a cada coisa que leio dessa escritora, me sinto mais animada para combater e questionar preconceitos enraizados e, principalmente, me sinto capaz de refletir sobre os mais diversos assuntos.

Título: Para Educar Crianças Feministas – Um Manifesto
Autora: Chimamanda Ngozi Adichie
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 96
Ano de publicação: 2017
CLASSIFICAÇÃO: 

Para comprar: (R$ 11,90 + amazon)









Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *